Mensagens populares

domingo, 10 de abril de 2011

Mais de mil mulheres dão à luz filhos na maternidade de Benguela

Benguela, 31/Abr – Pelo menos mil e cento e treze mulheres, dos 13 aos 42 anos, deram à luz filhos na Maternidade do Hospital Geral de Benguela de Janeiro a Março deste ano, informou a enfermeira-chefe daquela unidade sanitária, Rosa Cardoso.

A responsável avançou essa informação após uma palestra sobre “Mortalidade materna neo-natal”, inserida na visita à maternidade da directora provincial da Família e Promoção da Mulher, Maria Idalina Carlos, no âmbito do encerramento da jornada Março Mulher em Benguela.

Sem adiantar os dados comparativos ao igual período anterior, a fonte acrescentou que 691 foram partos normais sem intervenção cirúrgica para a expulsão do bebé e outros 422 ocorreram por cesariana para diminuir consideravelmente a mortalidade das mães e dos bebés.

Disse que seis pacientes foram submetidas ao tratamento cirúrgico por meio da histerectomia, devido à rotura uterina, que constitui uma das complicações obstétricas mais temidas da gravidez, podendo acarretar risco de morte tanto para o feto, quanto para a gestante.

Explicou que foram registados outros casos importantes de hemorragia, como placenta prévia (27), hematoma retroplacentária (26), hemorragia pós-parto (20) e gravidez ectópica (18).

Revelando que 20 parturientes morreram nesse trimestre, a enfermeira-chefe da Maternidade de Benguela notou que durante esse período houve 1383 nados vivos e 160 mortos.

Segundo ela, a malária com 55 casos e as doenças respiratórias agudas com 11 foram, entre outras, as principais causas que levaram ao internamento de gestantes na referida unidade hospitalar.

A Maternidade do Hospital Geral de Benguela conta com 49 enfermeiros nas áreas de gineobstetrícia, neonatologia e clínica geral, bem como dois médicos angolanos, igual número de russos e um cubano.


Sem comentários:

Enviar um comentário