Mensagens populares

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Jornalistas elegem novo elenco do núcleo sindical da TPA em Benguela

Jornalistas da TPA votam núcleo sindical em Benguela

Benguela, 08/12 – A nova direcção do Núcleo Sindical dos Jornalistas Angolanos do Centro de Produção da Televisão Pública de Angola (TPA), em Benguela, que tem como delegado Severino João Sapalo, foi eleita terça-feira, com 19 votos a favor, para um mandato renovável de quatro anos.

Segundo o presidente da comissão que conduziu o acto eleitoral, Florêncio André, 20 membros, dos 31 previstos, participaram da votação da lista “A” e única, liderada pelo jornalista Severino João Sapalo, que desta forma exercerá o referido cargo até 2014.

O responsável afirmou que também foram eleitos os jornalistas Inocêncio Cabral (1º vogal), Conceição Wanga (2º vogal), Cardoso Muhongo e Daniel Mucano, como suplentes, de maneira a completar o novo corpo directivo da organização sindical na TPA em Benguela.

O pleito, a que assistiram o secretário provincial do Sindicato dos Jornalistas Angolanos em Benguela, Lilás André Orlov, e o presidente do Comité Nacional do SJA, Joaquim Domingos Freitas, ocorreu na redacção do Centro de Produção da TPA sob supervisão da comissão eleitoral para esse efeito criada e ainda registou um voto em branco e nenhum nulo.

A eleição do jornalista Severino João Sapalo ao cargo de delegado sindical foi aclamada pelos profissionais presentes que votaram nele face à sua experiência, competência e idoneidade para ouvir permanentemente as questões envolvendo os colegas e intermediar junto à direcção deste órgão de Comunicação Social para a busca de soluções adequadas.

O novo delegado sindical, que falava à Angop, momentos após o anúncio dos resultados, prometeu cumprir as prioridades da sua agenda, como a defesa dos interesses dos filiados perante a entidade patronal, a luta pela melhoria das condições salariais e laborais dos jornalistas, para além da promoção de acções de formação através de parcerias com associações para esse efeito vocacionadas.

Severino João Sapalo também apontou a defesa da participação dos profissionais locais em eventos nacionais e internacionais e o recrutamento de novos membros para o sindicato como acções a desenvolver, assim como a contribuição na resolução dos problemas laborais ao abrigo da legislação e normas vigentes.

De igual modo, sublinhou que se irá empenhar para estimular a unidade, a harmonia e a camaradagem no seio dos profissionais, incentivando-os ainda ao respeito dos princípios ético-deontológicos que regem a profissão jornalística.

“A dinâmica que hoje se verifica na média faz com que seja imperativa a actualização permanente dos conhecimentos dos jornalistas para que dominem as novas tecnologias que vão surgindo periodicamente”, assinalou, asseverando que quanto mais formado, mais facilmente o profissional compreenderá os acontecimentos locais e globais de forma clara, rigorosa e cientifica.

Severino João Sapalo, que sucedeu do cargo Joaquim Freitas, ainda anunciou dedicar especial atenção aos operadores de câmara da TPA em Benguela, tornando-os mais competentes por meio de uma formação especifica que se afigure indispensável ao exercício do seu trabalho jornalístico.

O líder do novo elenco sindical dos Jornalistas Angolanos na TPA em Benguela disse que assumiu esse desafio para defender os profissionais e torná-los mais eficientes, dadas às exigências da globalização a que se assiste nos últimos tempos.

ANGOP**

Jornalista da TPA obtém grau académico de mestre em Benguela

Jornalista torna-se "mestre" e reforça ensino no país

Benguela, 16/12 – O jornalista da Televisão Pública de Angola (TPA), em Benguela, Joaquim Domingos Freitas, obteve quarta-feira, nesta cidade, o grau académico de Mestre, depois de ter defendido com êxito a sua tese em Didáctica do Ensino Superior na Universidade Regional Katyavala Bwila (URKB).

No auditório principal da reitoria daquela instituição universitária, Joaquim Freitas, obteve da parte do júri, presidido pelo vice-reitor para a área Cientifica da URKB, Afonso Dala, uma classificação de “muito bom” pela defesa da tese “Telejornalismo Educativo e Ensino da História Local de Benguela”.

Em declarações à Angop, Joaquim Freitas destacou que o trabalho ora defendido alerta a sociedade para a importância de se unirem sinergias e trabalhar cada vez mais no sentido de reverter a actual crise de valores éticos morais que se regista no seio da juventude.  

Segundo o mestre em Didáctica do Ensino Superior, já não há dúvidas de que essa crise de valores morais tende a se alastrar entre os jovens, motivo pelo qual se torna necessária a tomada de medidas educativas para combater eficazmente o fenómeno.

Adiantou ser essa razão por que escolheu a educação e o jornalismo, dada à grande influência sobre a conduta dos cidadãos e cujo casamento permite trabalhar para que ultrapasse tal crise, focalizando, sobretudo, a consciência histórica e a identidade cultural e nacional.

 “Sabemos que um dos parâmetros da formação da consciência histórica e da identidade nacional é exactamente a história”, salientou, notando que ao conhecer a história que o envolve, o cidadão terá uma maior consciência sobre os problemas e os diferentes aspectos que movem a dinâmica social.

Também acrescentou que a sua dissertação de mestrado apela para que se privilegiem as realidades histórico-locais numa conformação à realidade histórica nacional, a qual deve ser compreendida como um produto da primeira componente.

Os meios de Comunicação Social desempenham, como explica a fonte, uma inegável importância, de maneira que o cidadão movido pela história do local em que vive possa procurar cultivar a consciência histórica e a identidade nacional.

Manifestou-se regozijado com a classificação atribuída pelo júri, posto que o seu trabalho busca contribuir para o resgate dos valores morais e cívicos na sociedade, com vista ao fortalecimento da identidade nacional,

 “O trabalho apela para esse propósito e é para mim um grande jubilo trazer alguns contributos concretos, que se for adoptados ou implementados podem ajudar a que se crie nos cidadãos uma consciência histórica salutar e se fortaleça a identidade para a afirmação da cidadania”, referiu.

 Aproveitou ainda a oportunidade para anunciar que a tese final de mestrado “Telejornalismo Educativo e Ensino da História Local de Benguela” será publicada em livro a breve trecho para facilitar as pessoas a lê-lo e reflectir acerca da necessidade a melhoria do comportamento social entre os cidadãos angolanos.

Assistiram à cerimónia, para além do reitor da Universidade Regional Katyavala Bwila, Paulo de Carvalho, professores, discentes, entidades governamentais, políticas, religiosas, jornalistas, músicos, entre outros convidados.

Com ANGOP*