Mensagens populares

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Jornalistas elegem novo elenco do núcleo sindical da TPA em Benguela

Jornalistas da TPA votam núcleo sindical em Benguela

Benguela, 08/12 – A nova direcção do Núcleo Sindical dos Jornalistas Angolanos do Centro de Produção da Televisão Pública de Angola (TPA), em Benguela, que tem como delegado Severino João Sapalo, foi eleita terça-feira, com 19 votos a favor, para um mandato renovável de quatro anos.

Segundo o presidente da comissão que conduziu o acto eleitoral, Florêncio André, 20 membros, dos 31 previstos, participaram da votação da lista “A” e única, liderada pelo jornalista Severino João Sapalo, que desta forma exercerá o referido cargo até 2014.

O responsável afirmou que também foram eleitos os jornalistas Inocêncio Cabral (1º vogal), Conceição Wanga (2º vogal), Cardoso Muhongo e Daniel Mucano, como suplentes, de maneira a completar o novo corpo directivo da organização sindical na TPA em Benguela.

O pleito, a que assistiram o secretário provincial do Sindicato dos Jornalistas Angolanos em Benguela, Lilás André Orlov, e o presidente do Comité Nacional do SJA, Joaquim Domingos Freitas, ocorreu na redacção do Centro de Produção da TPA sob supervisão da comissão eleitoral para esse efeito criada e ainda registou um voto em branco e nenhum nulo.

A eleição do jornalista Severino João Sapalo ao cargo de delegado sindical foi aclamada pelos profissionais presentes que votaram nele face à sua experiência, competência e idoneidade para ouvir permanentemente as questões envolvendo os colegas e intermediar junto à direcção deste órgão de Comunicação Social para a busca de soluções adequadas.

O novo delegado sindical, que falava à Angop, momentos após o anúncio dos resultados, prometeu cumprir as prioridades da sua agenda, como a defesa dos interesses dos filiados perante a entidade patronal, a luta pela melhoria das condições salariais e laborais dos jornalistas, para além da promoção de acções de formação através de parcerias com associações para esse efeito vocacionadas.

Severino João Sapalo também apontou a defesa da participação dos profissionais locais em eventos nacionais e internacionais e o recrutamento de novos membros para o sindicato como acções a desenvolver, assim como a contribuição na resolução dos problemas laborais ao abrigo da legislação e normas vigentes.

De igual modo, sublinhou que se irá empenhar para estimular a unidade, a harmonia e a camaradagem no seio dos profissionais, incentivando-os ainda ao respeito dos princípios ético-deontológicos que regem a profissão jornalística.

“A dinâmica que hoje se verifica na média faz com que seja imperativa a actualização permanente dos conhecimentos dos jornalistas para que dominem as novas tecnologias que vão surgindo periodicamente”, assinalou, asseverando que quanto mais formado, mais facilmente o profissional compreenderá os acontecimentos locais e globais de forma clara, rigorosa e cientifica.

Severino João Sapalo, que sucedeu do cargo Joaquim Freitas, ainda anunciou dedicar especial atenção aos operadores de câmara da TPA em Benguela, tornando-os mais competentes por meio de uma formação especifica que se afigure indispensável ao exercício do seu trabalho jornalístico.

O líder do novo elenco sindical dos Jornalistas Angolanos na TPA em Benguela disse que assumiu esse desafio para defender os profissionais e torná-los mais eficientes, dadas às exigências da globalização a que se assiste nos últimos tempos.

ANGOP**

Sem comentários:

Enviar um comentário