Mensagens populares

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Catumbela ganha nova cerâmica que produzirá 400.000 tijolos dia



Kangamba aposta na produção de tijolo na Catumbela 
Benguela, 22/10  – A comuna da Catumbela, localizada no município do Lobito, província de Benguela, vai a breve trecho ganhar uma nova cerâmica com capacidade de produzir 400 mil tijolos por dia, num investimento privado de 35 milhões de dólares norte-americanos a cargo das Organizações Kabuscorp do Palanca.

A informação foi avançada à imprensa nesta quinta-feira, no município do Lobito, pelo presidente das Organizações Kabuscorp do Palanca, Bento Kangamba, acrescentando que a verba também inclui uma unidade hoteleira que está a ser construída naquela localidade entre os municípios do Lobito e de Benguela.

Bento Kangamba disse que a cerimónia de lançamento da primeira pedra para o início das obras destinadas à fábrica acontece nos próximos dias, com a presença de diversas personalidades.

Adiantou que na cidade do Luena, capital provincial do Moxico, também vai ser edificada uma unidade fabril dedicada a feitura de tijolos para atender às necessidades do sector da construção civil.

Deu a conhecer que estes projectos foram concebidos com a pretensão de se emprestar um contributo ao processo de desenvolvimento socioeconómico do país, que se encontra numa etapa de reconstrução e construção de infra-estruturas indispensáveis ao bem-estar da população.

Asseverou que à semelhança dos empresários estrangeiros que investem em Angola, os “filhos da terra” também devem se preocupar em fazer alguma coisa útil e que ajude a acelerar o progresso que se pretende.

Além disso, a comuna da Catumbela, um dos principais pólos industrias da província de Benguela, conta com a cerâmica do Grupo Porto Belo, que em finais do ano de 2008 aumentou a sua capacidade de produção para 600 mil tijolos por mês, contra os 500 mil desde que há cinco anos iniciou a sua actividade, com o objectivo de atender cada vez mais a procura pelo produto no mercado local e não só face à reconstrução do país. 

O preço de um tijolo na cerâmica Porto Belo, que também se dedica ao fabrico de telhas, mosaicos, varia de 60 a 69 kwanzas mediante o tipo e o tamanho. 

Actualmente, além da província de Benguela, o Huambo, o Bié e o Kwanza Sul constituem o principal mercado de escoamento de tijolos produzidos pela unidade fabril, que conta com pelo menos 100 trabalhadores efectivos e colaboradores.

Sem comentários:

Enviar um comentário