Mensagens populares

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Taxistas mantêm preço enquanto se negoceia aumento da tarifa em Benguela


Benguela, 21/10  – O secretário da comissão instaladora da Associação dos Taxistas do município do Lobito, província de Benguela, Ernesto António, prometeu esta quinta-feira, que o preço de 100 kwanzas praticado na rota Benguela-Lobito, Benguela-Baía Farta e vice-versa vai continuar, enquanto se negocia com as autoridades competentes uma nova proposta apresentada na sequência da subida da tarifa do combustível no país.

Segundo o responsável, que falava à imprensa, o comportamento dos taxistas veio ao encontro da mensagem de encorajamento do empresário Bento Kangamba, que ajudou 157, dos 1.500 previstos proprietários de viaturas que prestam este serviço, com 400 dólares, cada um, para comprar combustível e continuar a circulação sem especular o preço.

Manifestou-se satisfeito com a atitude do empresário Bento Kangamba, tendo dito que o preço de 50 kwanzas de e para os bairros das localidades referidas também não sofrerá alteração, na medida em que os taxistas devem aguardar pelos resultados da negociação aberta em função da nova tabela, que propõe uma tarifa de 150 para as rotas entre aqueles municípios e 100 para a periferia.

Afirmou que com a verba recebida, os taxistas vão adquirir combustível para abastecer as suas viaturas durante mais de um mês, “sem precisar de recorrer ao aumento do preço uma vez que está em curso o processo de negociação entre a comissão instaladora da associação e os demais sectores intervenientes nesta matéria”.

Agradecendo e esperando que exemplos semelhantes como do empresário Bento Kangamba se repitam, o interlocutor salientou que neste momento todos os taxistas estão incentivados a reiniciarem a actividade com lealdade diante do povo.

Espera que haja um acordo sobre a nova tabela de preços entre a associação e as autoridades competentes para se contornar toda a situação que coloque em risco a actividade de transportes de passageiros das e para as localidades de Benguela, Lobito e Baía Farta.

Além dos 157 taxistas que já receberam o valor financeiro, prosseguiu, outros também vão se beneficiar, à medida que forem registando outros taxistas mediante apresentação de documentos comprovativos sobre o exercício da actividade.

Por outro lado, disse estar em carteira para o próximo ano a criação da associação municipal dos taxistas do Lobito para se imprimir mais organização e rigor na discussão de questões de interesse da classe.

“Há necessidade de subida dos preços dos táxis para compensar os mais de três mil Kwanzas que são empregues diariamente na aquisição seja da gasolina, seja do gasóleo, mas isso só deve ocorrer quando a proposta for aprovada”, atestou.

Por sua vez, Matias augusto e Daniel Dunga, que operam na rota Lobito-Benguela, há 12 anos, consideram de valioso o gesto do empresário da Juventude, porque veio moralizar os taxistas que se encontram desmotivados e na iminência de aumentar o preço da corrida, situação já ultrapassada devido à intervenção de Bento Kangamba.

Exortam todos os taxistas para que sigam esta orientação e desenvolvam a actividade sem adulterar a actual tabela de preços, até porque com os 400 dólares auferidos vão poder pagar o combustível até à aprovação da proposta por parte da comissão multissectorial que trabalha neste dossier.


Sem comentários:

Enviar um comentário