Mensagens populares

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Jornalista da TPA vence prémio provincial de jornalismo



Presidente do CIB (à esq.) impulsionador do galardão
Benguela - O jornalista do Centro de Produção da Televisão Pública de Angola (TPA )em Benguela, Inocêncio Cassoma Cabral, venceu recentemente a 8ª edição do Prémio Provincial de Jornalismo, com a reportagem "Mercado da Caponte, um barómetro na economia de Benguela".

O vencedor, que arrebatou 15 mil dólares americanos, destacou na sua reportagem o valor social e económico do mercado, apontando diferentes problemas que constituem um dos muitos dilemas de gestão municipal, um indicador de como o mercado constitui um desafio da parceria do Governo com os diversos sectores sociais e económicos intervenientes.


O corpo de jurado atribuiu ainda o prémio de jornalismo televisivo ao jornalista Severino Sapalo, com a reportagem "Impacto do Porto do Lobito na Região Austral de África", o Radiofónico a jornalista da Rádio Benguela Madalena Sebastião com o tema "Praça dos Malucos, sobreviver do lucro do lixo".


O prémio de jornalismo de imprensa coube ao jornalista do Jornal de Angola, Jesus Silva com a peça intitulada "Passeio ao parque da Chimalavera", tendo os vencedores das referidas categorias arrebatados dois mil dólares cada.


Na ocasião, o presidente do Clube de Imprensa de Benguela, entidade promotora do evento, José Alexandre, anunciou a abertura da edição do Prémio Provincial edição 2009, cuja entrega dos trabalhos prolongar-se-á até Dezembro próximo.


Participaram do concurso 35 jornalistas de diversos órgãos de Comunicação Social sedeados na província, com um total de 120 trabalhos analisados pelo corpo de júri.


O Prémio Provincial de Jornalismo é uma promoção do Clube de Imprensa de Benguela, patrocinado pelo Governo provincial e visa promover, incentivar e estimular a realização de um jornalismo de qualidade, respeitador das regras éticas e deontológicas da classe.


A edição do prémio provincial 2007, foi arrebatada pelo jornalista do jornal "Angolense", João Marcos, que  também venceu a edição 2004, tendo na altura vencido o equivalente a cinco mil dólares.


Nas edições seguintes foram vencedores os jornalistas Benvindo Kaluquembe, da TPA (2005) e Lilas Orlog, do Semanário "Cruzeiro do Sul" (2006).


Sem comentários:

Enviar um comentário