Mensagens populares

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Jornalistas aconselhados a ter em conta normas ético-deontológicas


Jornalistas exortados a observar ética e deontologia profissional
Benguela – A representante da direcção da Rádio Benguela Gabriela Tavira alertou quinta-feira, nesta cidade, os profissionais dos órgãos de Comunicação Social públicos e privados sobre a importância de se engajarem na aplicação das normas ético-deontológicas, com vista a uma conduta social exemplar.

A responsável, que interveio no encerramento do seminário sobre “Técnicas de Redacção”, organizado conjuntamente entre a Rádio Benguela e o Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor), no âmbito da política de formação do Ministério da Comunicação Social, afirmou ser indispensável que os profissionais observem o rigor, a isenção, a responsabilidade e a seriedade no tratamento das notícias.

A responsável mostra-se convicta de que esta não será a última oficina, isto porque o Ministério da Comunicação Social tem desafios ambiciosos no âmbito da formação de quadros e, igualmente, outras entidades ligadas ao jornalismo também poderão realizar actividades afins.

A seu ver, a entrega tanto dos formadores quanto dos participantes fez com que todos saíssem vitoriosos do encontro de formação e ávidos para continuar a aprender sempre, com vista à elevação do nível de conhecimento técnicoprofissional.

Agradeceu os prelectores pela maneira perceptível e persistente como transmitiram os temas aos jornalistas, que, por sua vez, desenvolveram uma interacção forte que faz acreditar que a superação técnicoprofissional permanente é sempre bem-vinda no seio da classe jornalística.

Gabriela Tavira aproveitou ainda a oportunidade para garantir que a direcção da Rádio Benguela, junto ao Cefojor, continuará apostada na formação para também fomentar o convívio e reforçar o espírito de solidariedade entre os profissionais locais a fim de que sejam todos como uma família unida.

Já o formador do Cefojor Patrício Cambuandi sublinhou que o Ministério da Comunicação Social e o centro adoptaram o princípio de formação dos jornalistas a partir do seu local de trabalho.

“Por isso uma equipa de monitores se desloca de Luanda para as demais províncias para interagir com os profissionais face aos desafios sociais”, disse.

Manifestou-se satisfeito com a participação activa dos jornalistas nos debates a volta da aplicação adequada das normas de redacção para se ultrapassar os erros mais comuns, melhorar o trabalho e corresponder às exigências que a classe tem.

Enquanto isso, o presidente do Club de Imprensa de Benguela (CIB), Eugénio Ferreira, reconheceu que a acção de formação e o seminário sobre violência foram realizações relevantes, na medida em que satisfez a expectativa e o interesse dos jornalistas e os incentivou a aperfeiçoar a sua intervenção junto de todos os segmentos sociais.

O responsável enalteceu a iniciativa da direcção da Rádio Benguela de promover a acção formativa, visto que veio ao encontro das pretensões dos membros quanto ao aprimoramento das suas habilidades profissionais por ser um elemento indispensável no reforço do processo democrático no país.

Apelando ao fortalecimento da unidade, da solidariedade e à troca de experiências entre jornalistas veteranos e jovens, Eugénio Ferreira encorajou os formadores do Cefojor a continuarem empenhados na capacitação dos jornalistas em todas as províncias onde forem destacados.



Sem comentários:

Enviar um comentário